ARTIGO

Um Estudo Sobre as Características e Qualidades das Informações Sobre Sexualidade, Saúde Sexual e Reprodução Entre Adolescentes e Suas Famílias Em Um Colégio Público da Zona Leste do Estado de São Paulo

Autores: Gabriely Zevallos Chambi<br /> Élcio Gomes Mascarenhas
Palavras-chave: Adolescência; Sexualidade; Saúde sexual e reprodutiva; Família; Escola; Educação sexual e reprodutiva; Qualidade e quantidade conhecimento sexual e reprodutivo; gravidez precoce; IST; métodos contraceptivos; Tabus e estigmas sobre sexualidade. Adolescence; Sexuality; Sexual and reproductive health; Family; School; Sexual and reproductive education; Quality and quantity of sexual and reproductive knowledge; Early pregnancy; STI; Contraceptive methods; Taboos and stigmas about sexuality
Resumo: Quando se trata de Adolescência e Sexualidade, nos confrontamos com tabus e estigmas que promovem o desconhecimento e facilitam os comportamentos de risco no exercício da evolução sexual própria do processo de adolescer. Para qualificar e quantificar o conhecimento sobre a saúde sexual e reprodutiva dos adolescentes de determinado recorte social e de seus pais/responsáveis, foram elaboradas questões que mapeiam os pontos de maior vulnerabilidade e os espaços de diálogos possíveis sobre educação sexual e reprodutiva. Assim, a partir desta pequena amostra, esperamos traduzir a realidade com suas dificuldades e incertezas inerentes a todos os...
Título em Inglês: A Study On The Characteristics And Qualities Of Information On Sexuality, Sexual Health And Reproduction Among Adolescents And Their Families In a Public School In The East Zone Of The State Of São Paulo
Resumo em Inglês: When it comes to Adolescence and Sexuality, we are confronted with taboos and stigmas that promote ignorance and facilitate risky behaviors in the exercise of sexual development typical of the adolescence process. In order to qualify and quantify the knowledge about the sexual and reproductive health of adolescents from a certain social group and their parents/guardians, questions were developed that map the points of greatest vulnerability and the spaces for possible dialogues about sexual and reproductive education. Thus,from this small sample, it is possible to translate the reality with its difficulties and uncertainties inherent to all adolescents.
DOI: https://doi.org/10.63080/amhe.v3n2.p105-125
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